segunda-feira, 20 de julho de 2009

Guiana Francesa

Todas as semanas, segundo o Itamaraty, cerca de 30 brasileiros são deportados de Caiena para o Brasil.
O governo da França estaria expulsando os brasileiros da Guiana Francesa sob a alegação de que eles chegam ao seu território de forma ilegal, clandestina, para trabalhar nos garimpos.
Esses brasileiros seriam vítimas de torturas e espancamentos por parte da polícia local.
Para dificultar o regresso desses brasileiros, o governo da França os entrega em Belém e Manaus. De acordo com o Itamaraty, não há como cobrar uma postura diferente dos franceses.
Em agosto, a Câmara dos Deputados pretende discutir o assunto com o cônsul do Brasil em Caiena e representantes da embaixada francesa em Brasília.

Um comentário:

Zanon disse...

30 deportados são apenas uma pequena amostra do universo de brasileiros que buscam na Guiana Francesa um futuro mais digno que no atual Brasil de Lula. Lá vivem milhares de brasileiros, seja na capital, Cayenne, na selva de Regina ou no garimpo do Sikini, se tanta gente vai para lá, o assunto tem que ser discutido pelo executivo e não no antro da corrupção (congresso). Não podemos esquecer que a Guina Francesa é França, nossa única fronteira com país do 1 mundo, logo, nunca poderemos comparar o seu poder de atração vinculado ao Euro e à União Européia com nossos vizinhos populistas e suas pseuso democracias fantasiosas.