quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Bases dos Estados Unidos na Colômbia

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Câmara dos Deputados, aprovou nesta quarta-feira, requerimento para a criação de uma comissão de deputados que pretende conferir in loco a situação das bases colombianas que serão utilizadas por militares e civis dos Estados Unidos.
O governo e o Congresso da Colômbia serão consultados sobre a possibilidade de uma delegação de deputados brasileiros viajar as sete bases militares daquele país. O acordo firmado entre Colômbia e Estados Unidos tem tirado o sono de muita gente na região.
O embaixador da Colômbia no Brasil, Tony Jozame, já havia discutido essa possibilidade com um grupo de senadores que se reuniu com o presidente Álvaro Uribe, em Brasília, há duas semanas.
Além de oferecer todas as informações necessárias para o esclarecimento acerca dos entendimentos mantidos com os norte-americanos, Jozame convidou o grupo para conhecer as bases.
Os deputados querem ser incluídos no pacote.
As sete bases colombianas que serão utilizadas pelos norte-americanos se espalham do litoral do Caribe, no norte, até as planícies do sudeste, a cerca de 400 km das fronteiras com o Brasil e a Venezuela.
O número de militares dos Estados Unidos na Colômbia passa dos atuais 250 para 800. Outros 600 civis também estarão autorizados a participarem de operações naquele país.
O Congresso dos Estados Unidos aprovou uma verba de US$ 513 milhões para o combate ao narcotráfico e à insurgência na Colômbia. Grande parte deste montante vai para operações militares.
Depois dos países do Oriente Médio, a Colômbia é o que mais recebe ajuda militar norte-americana.

Nenhum comentário: