segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Nigéria busca negócios também em Defesa

Entre os dias 14 e 18 de setembro, visita o Brasil delegação nigeriana chefiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Chief Ojo Maduekwe, e composta pelos ministros do Petróleo e da Energia, além de cinco altos oficiais das Forças Armadas.
A visita tem por objetivo dar seguimento às conversações mantidas entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Umaru Musa Yar'Adua, em 29 de julho, em Brasília, a respeito da cooperação bilateral no setor de energia.
Preparada conjuntamente pelo Itamaraty e pelo mMinistério de Minas e Energia, a programação tem como foco principal a cooperação nas áreas de energia elétrica, petróleo, gás e etanol.
A delegação nigeriana participará de reunião de trabalho no ministério de Minas e Energia; de oficina empresarial envolvendo empresas brasileiras interessadas na cooperação bilateral no setor elétrico; de visitas à Petrobras, ao BNDES, à EMGEPRON e à ABIMDE, no Rio de Janeiro; e de reunião na FIESP, em São Paulo, com a presença de empresas com interesses na área de defesa, como EMBRAER e AVIBRAS.
O Itamaraty informou que em 2008, a Nigéria foi o décimo maior parceiro comercial do Brasil, e o principal no continente africano, com um total de US$ 8,2 bilhões de intercâmbio bilateral.
A Nigéria é o maior exportador de petróleo para o Brasil.

Nenhum comentário: