quinta-feira, 10 de setembro de 2009

FX2 - Acordo com a França

O governo brasileiro pisou na bola quando se precipitou e anunciou o acordo com a França para a compra de 36 aviões de caça Rafale.
Enquanto a Defesa garante que não há acordo fechado, o Itamaraty assegura que as negociações com a França foram iniciadas.
Apesar da nota da embaixada dos Estados Unidos, dificilmente haverá voltra atrás. Não foi apenas uma declaração impensada de Lula. Foi algo pensado e redigido como a nota que segue divulgada pelo Palácio do Planalto:
Comunicado Conjunto
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente Sarkozy decidiram fazer do Brasil e da França parceiros estratégicos também no domínio aeronáutico, onde ambos os países possuem vantagens importantes e complementares.
Neste contexto, o Presidente francês comunicou ao Presidente brasileiro a intenção da França de adquirir uma dezena de unidades da futura aeronave de transporte militar KC-390, e manifestou a disposição dos industriais franceses de contribuir para o desenvolvimento do programa desta aeronave.
Por seu lado, levando em contra a amplitude das transferências de tecnologia propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o GIE Rafale para a aquisição de 36 aviões de combate.

Nenhum comentário: